O Grupo

O Folia de Rua Potiguar é um grupo rítmico idealizado pelo músico percussionista Jorge Negão que após constatar o “desaparecimento” da valorização das tradições culturais locais, cultivou a idéia de divulgar os ritmos e folguedos oriundos do Estado do Rio Grande do Norte através dos meios que se dispunha: a percussão, a dança e o teatro. A partir daí, nasceu a necessidade de criar no ano de 2001 o Grupo "Folia de Rua", que logo se configurou como primeiro grupo percussivo no Estado a desenvolver um trabalho voltado para a pesquisa e criação de uma linguagem rítmica própria,com base nas manifestações culturais do Rio Grande do Norte.


O objetivo principal do grupo é contribuir de forma objetiva e significativamente na valorização das expressões culturais do estado através das mistificações de: ritmos, cores, danças, falas e gestos, enriquecendo a memória da nossa cultura. Através da arte, são desenvolvidas ações de conscientização que permitem aos integrantes do grupo sentirem-se importantes e responsavéis pelo desenvolvimento da cultura local e pessoal, exercendo assim a sua cidadania, levando ao público momentos de lazer e cultura.


O Folia conta com uma diversidade de instrumentos percussivos que vão dos recicláveis, como as latas, aos tradicionais: caixa, repiques, surdos, agogôs, reco-reco, tambores, flautas e timbas. O grupo é formado por jovens de Natal e desenvolve ritmos próprios fundamentados no Coco de Zambê, Caboclinhos de Ceará-Mirim, Raízes, Bambelô e mostra nos shows personagens da cultura potiguar do Boi Calemba: as Burrinhas, o Boi, a Catirina, o Birico, os Galantes, e o Jaraguá. Além de divulgar a cultura local, a banda tem como objetivo diminuir o tempo ocioso dos jovens de todas as regiões da Capital, por meio de oficinas de teatro, dança e percussão, e de apresentações nos palcos e nas ruas.